Zonas Eleitorais

 

     ZONAS ELEITORAIS

As regiões de um estado ou de um município são divididas, pela Justiça Eleitoral, em diversas microrregiões, de acordo com o número de eleitores residentes nas mesmas. Cada uma dessas microrregiões são denominadas Zonas Eleitorais, que podem ter sua área física menor, igual ou maior que a área de um município.


CARTÓRIOS ELEITORAIS

A cada Zona Eleitoral corresponde um estabelecimento administrativo onde são realizados todos os procedimentos correspondentes aos eleitores residentes na área de abrangência da Zona: é o Cartório Eleitoral, que é dirigido pelo Chefe de Cartório, subordinado ao Juiz Eleitoral.

Para procedimentos tais como Alistar-se como Eleitor, Transferência, Segunda Via, Revisão, Justificativas, Pagamento de Multas e Certidões de Quitação Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral correspondente ao bairro/município onde reside.


ENDEREÇOS DOS CARTÓRIOS ELEITORAIS DE BELÉM(PA)

Para fins eleitorais, Belém está dividida em sete Zonas, cada uma com sua área de abrangência. Seis dos sete cartórios eleitorais de Belém funcionam em um único prédio, a Central de Atendimento ao Eleitor, anexo ao prédio do TRE, situado na esquina da Rua João Diogo e Travessa São Francisco, no centro da cidade. O cartório da 30ª Zona Eleitoral, que atende aos eleitores de Icoaraci, Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro, Pratinha, Tapanã, Tenoné e Benguí funciona em prédio específico, situado em Icoaraci, à Rua Manoel Barata, 1107, fundos do Fórum.